Objetivo: Conhecer os excessos/deficiências de horas trabalhadas face ao planeado, recebendo os registos de forma automática.
1. Planear Turnos
Cria um calendário de turnos de trabalho
Este planeamento pode ser feito utilizando todas as ferramentas disponíveis no aTurnos para esse fim.
É essencial tanto para conhecer posteriormente as variações como para cumprir a Instrução 3/2016 da Inspeção do Trabalho. Para detetar variações, é necessário primeiro ter o planeamento feito.
Definir margem de tempo para a geração de ausências ou horas/complementares. É necessário simplificar a gestão e o aTurnos filtra automaticamente dentro das tolerâncias.
Exemplo: com uma tolerância de 15 minutos, se um turno é das 8:00 às 15:00 e o trabalhador regista entrada às 8:14 e saída às 15:00, a aplicação não gerará nenhum aviso de possível ausência.
Só é necessário definir os tipos de ausências, horas e a duração máxima padrão da jornada para começar.
Os registos de diferentes fontes chegam ao aTurnos: telemóvel, IP filtrado, controlo horário comercial, etc. Agora é necessário validar as discrepâncias e completar registos, por exemplo, se o trabalhador se esqueceu de marcar.
Ajustar os excessos e deficiências ao planeamento real para gerar horas normais, extraordinárias ou complementares, bem como ausências.