Tornar simples os cálculos salariais a partir da aTurnos
Um dos processos mais morosos ao realizar o salário e o pagamento subsequente é o cálculo de todas as variáveis. Perde-se muito tempo a calcular as horas noturnas, feriados, turnicidade, piquetes, etc. Normalmente é gerido a partir de um Excel ou ficheiro que é previamente preenchido pelos chefes intermédios, com o correspondente tempo de gestão e erros que isso gera. Depois, é enviado por email aos recursos humanos para o seu processamento, que também costuma realizar uma nova validação.
Na aTurnos somos capazes de extrair automaticamente todos esses conceitos do quadro de turnos sem qualquer ação manual e gerar um ficheiro ou integrá-lo com a ferramenta de salários. Já estamos integrados com sistemas de salários como SAP, Meta4, A3, etc.
A quantidade de conceitos que desenvolvemos continua a crescer, temos mais de 100 e continuamos a adicionar. A complexidade pode ser infinita, mas desde aTurnos podemos automatizá-la. Um exemplo é que a noturnidade quando ultrapassa as 3 horas ao fim de semana é paga num conceito e quando não ultrapassa é paga noutro.
Temos o processo auditado e validado em diferentes clientes, uma aproximação inicial pode ser:
- Criar os conceitos com os quais vamos recuperar ou calcular as variáveis de salário, na terminologia da aTurnos, temos de definir os conceitos de cálculo como, por exemplo, horas noturnas, horas de feriado, operações entre conceitos, etc.
- Criar um modelo de salário conforme às especificações do teu software de salários para importar variáveis. No modelo também podem ser definidos valores fixos para o cálculo (mais adiante veremos um exemplo). É comum indicar, as datas, o id do colaborador, o dia do descarregamento, etc.
- Definir as variáveis que serão exportadas, ou seja, nem todos os conceitos de cálculo definidos têm que ser importados, muitos são usados como operadores ou para relatórios. Podemos indicar exatamente o que deve ser enviado para o software de salários.
- Uma vez planificado o quadro e realizados os ajustes operacionais, é feito o descarregamento automático das variáveis que são transferidas num ficheiro preparado para descarregar ou através da API com o nosso sistema de salários. Este processo pode ser realizado pelos supervisores, recursos humanos ou direções conforme definido o processo.
Mais informação